© inêscannas.carrafouchas 2014

Apresentação do vinho Quinta das Carrafouchas

 
Apresentação do vinho da Quinta das Carrafouchas pelo responsável deste projeto, Eng. António Maria.
Recuperação da Latada na Quinta das Carrafouchas, sistema de condução latada é também chamado de pérgola e caramanchão
 A Pré - poda cada vez mais é feita através de meios mecanizados e tem como vantagens facilitar a realização da poda e contribuir para uma redução dos custos com a Poda em cerca de 30%.
A Poda é realizada por mão de obra especializada dependendo da sua disponibilidade, é uma intervenção dispendiosa em que o podador tem que ter conhecimento dos aspetos técnicos.

A importância da poda reside em dois objectivos fundamentais: um em limitar o alongamento das varas e da estrutura, contribuindo para um atraso do envelhecimento da videira, e por outro, limitar o número de varas a fim de regularizar e harmonizar a produção e o vigor de cada videira (Reynier, 1986). Acresce-se a estes objectivos, o da produção de qualidade, por equilíbrio da relação frutificação-vegetação e qualidade das futuras sebes.Fisicamente, com a poda, confina-se a videira a um determinado espaço, que está relacionado com o sistema de condução adoptado (forma de condução e espaçamento entre videiras) e que uma vez organizado em linhas, abre a possibilidade de mecanização da vinha (poda, intervenções em verde, tratamentos, etc).